Translate

GOOGLE ANALITICS

RELACIONAMENTO: Conversar é importante, mas sem meias verdades

Isso pode ser prejudicial à relação



Conversar é esclarecer, é a oportunidade de conhecer o outro, suas motivações, necessidades, sentimentos. Por isso, o diálogo é a base de tudo, é a saúde da relação. Mas não basta falar, é preciso ter verdade.

É isso que explica a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge: “A verdade tem que estar em primeiro lugar. Mas temos de saber como falar, para não magoar o outro, sem esconder nada.”

Há muitas mulheres que dizem: “Meu marido não precisa saber de tudo, dos detalhes.” Para Débora, esse tipo de atitude é um escape da verdade total. “Geralmente, a mulher ou o homem que não conta alguma parte da história está escondendo algo importante e, por isso, está vivendo errado o seu casamento.”

É a partir da falta do diálogo ou das meias verdades que muitos desentendimentos e desencontros podem acontecer na vida conjugal. “A ausência da conversa traz o desconhecimento do outro; não se sabe o que pensa, como vive. Isso gera a insegurança, a desconfiança e traz as brigas”, esclarece a psicóloga.

O que contar para o parceiro?

Foi assim que aconteceu com a advogada trabalhista, de 38 anos, que prefere não se identificar. “Eu não conseguia falar toda a verdade para o meu marido. Pensava que ele poderia brigar comigo por causa de algum detalhe, alguma atitude minha que ele desaprovasse. Mas quando ele descobriu, as discussões começaram porque ele queria saber o motivo pelo qual eu não contei tudo. Meu casamento virou uma confusão só, porque eu não sabia mais o que poderia falar pra ele. A desconfiança tomou conta e hoje estamos separados.”

Segundo a psicóloga, o contrário também pode acontecer, quando há o desejo do diálogo, mas o outro não se abre pra isso. “Neste caso, é preciso muita perseverança e paciência. Falar pouco e o necessário, mas sempre sendo verdadeiro, mostrará a necessidade do diálogo.”

Para isso também é preciso saber o tom de voz usado na conversa. “É ele que vai transformar a conversa em diálogo ou em discussão. As pessoas precisam ter equilíbrio e saber usar as palavras corretamente, para não extrapolar”, ensina Débora.

Além do tom de voz, o falar demais também pode ser prejudicial à relação. “Geralmente, quem exagera é a mulher e ela tem que saber o momento de falar e o que falar. É claro que tem marido que quer saber tudo o que a esposa fez durante o dia, aquele que não gosta e aquele que não quer contar nada. A mulher também tem que entender que, ao contar o que passou durante o dia, o homem revive o estresse em meio ao cansaço. Para o homem, é exaustivo demais isso”, finaliza.

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com

LEIA MAIS ACESSANDO: http://www.versiculododia.blogspot.com.br/p/ultimas-postagens-do-nosso-blog.html

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.