Tradutor

A fé e a obediência


A verdadeira fé exige ação, atitude e sacrifício






"Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu..." Hebreus 11.8

Vemos assim que a fé é mais uma questão de obediência à Palavra de Deus, pois qual a obediência do tipo que Abraão manifestou, que não retrata uma qualidade de fé sobrenatural agradável a Deus?

Aliás, essa é a razão por que o apóstolo Tiago, escrevendo aos cristãos, pergunta:

"Qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?" Tiago 2.14

Ele está afirmando que a verdadeira fé exige ação, atitude e sacrifício. E tudo isso está dentro do contexto da obediência à Palavra de Deus! Isso é a fé seguida de obras!

Tiago não está se referindo à justificação pelas obras de caridade, não, embora ele também relacione a caridade e a fé mais adiante. Mas essa não é a ação principal da fé, pois se a caridade fosse suficiente para justificar alguém, então o Senhor Jesus não precisaria vir a este mundo e Se expor à morte, e morte de cruz!

O grande problema que o apóstolo observou já naqueles dias é o que temos visto nos dias de hoje também. A maioria dos cristãos pensa que a fé deve ser passiva, isto é, eles creem no Senhor Jesus como único Salvador, pensam que essa crença é suficiente e que não é preciso combater o bom combate da fé.

Pensam eles que logo após terem confessado a fé em Deus devem se manter quietos, calados, sossegados, enfim, esperando a Sua volta passivamente. Talvez estejam pensando que, pelo fato de serem convertidos, o diabo nunca vai importuná-los, deixando-os em paz a aguardar a vinda do Senhor Jesus. Ora, esse absurdo de pensamento é que tem sido a causa da miséria da Igreja de nosso Senhor! Pois o que mais se tem visto são crentes fracassados, derrotados e até endemoninhados! Quantos creem nas promessas de Deus, mas têm vivido uma vida totalmente contrária àquilo em que têm crido, não é mesmo?

"O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará!" Salmos 23.1

E a pergunta que deixo aqui não é para ofender, mas para obrigar o meu irmão a pensar: há quanto tempo você tem crido no Evangelho, tem sido um verdadeiro cristão, mas a sua vida não sai do lugar em que está? E por que isso? Justamente porque lhe tem faltado o exercício da fé, ou a fé em ação! Há fé, há crença, mas não há atitude; não há combate; não há o exercício da fé!

O fato é que a fé exige uma ação por parte de quem a tem, e essa ação é identificada pela obediência Àquele em quem se crê. O apóstolo Tiago conclui, dizendo:

"Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2.26

(*) Trecho retirado do livro Os Mistérios da Fé do bispo Edir Macedo.

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.