Tradutor

CURIOSIDADES: Lugares da Bíblia - Afeque

Na antiga cidade, os filisteus guerrearam contra os israelitas e capturaram a Arca da Aliança



Afeque (do hebraico apheqah, “fortaleza”) era uma importante cidade situada no atual Estado de Israel, próxima a Tel-Aviv. Sua posição militar e comercialmente estratégica a fez disputada por vários reinos ao longo dos milênios. Hoje, é um importante ponto turístico-arqueológico, com grandes indícios bíblicos.

Foi a primeira cidade conquistada pelo faraó Amenotep II em sua primeira campanha asiática. NaBíblia, Josué e seus homens derrotaram o rei de Afeque (Josué 12:18). Mais tarde, era território dos filisteus, que fizeram dela uma base militar nas lutas contra Israel. Como conta 1 Samuel 4, eles mataram mais de 34 mil israelitas e capturaram aArca da Aliança (na ilustração abaixo). Levaram-na a Asdode e a guardaram em um templo dedicado ao deus pagão Dagom. Na manhã seguinte ao depósito do artefato israelita no templo, a estátua de Dagom foi encontrada caída de bruços, com a cabeça e a mão quebradas, separadas do corpo. Asdode foi palco de várias mortes e doenças pela mão do Senhor. Daí em diante, todos os lugares para onde os filisteus levavam a Arca sofriam grandes desgraças, até eles acharem melhor devolvê-la, levando-a para Quiriate-Jearim, de volta ao seu povo original.

Os filisteus levaram à frente as batalhas contra os israelitas até a derrota e morte do rei Saul (I Samuel 29). O exército babilônico de Nabucodonosor também dominou a cidade, como narra um antigo papiro aramaico.Herodes, o Grande, a reconstruiu após séculos de batalhas e a renomeou Antipatris, em homenagem a seu pai, Antipater I, fundador de sua dinastia, que dominava nos tempos de Cristo.

No início do século passado, várias escavações científicas foram realizadas, feitas mais intensamente a partir de 1972 e ainda em curso, promovidas pela Universidade de Tel-Aviv. Os estudos mostram que a cidade era habitada desde 2000 a.C. (antes de Cristo).

Geograficamente privilegiada, Afeque ficava em uma importante rota comercial dos tempos bíblicos, além de estar à cabeceira do rio Yarkon, muito importante para o transporte para o litoral do Mediterrâneo e o fornecimento de água. Mais tarde foi a vez de os turco-otomanos dominarem-na, construindo um grande forte, cujas ruínas estão hoje disponíveis aos visitantes. Achados arqueológicos revelaram muitas lojas de ambos os lados da principal rua da antiga cidade.

Paulo

Quando o apóstolo Paulo de Tarso foi preso em Jerusalém, os judeus planejaram matá-lo. Quando soube da pretensão, o apóstolo comunicou-a aos romanos. Temendo por sua segurança, levaram-no durante a noite e tomaram o rumo de Cesareia. A meio caminho, Paulo e os centuriões pararam para descansar em Afeque, então Antipatris.

Durante a primeira grande revolta dos judeus contra o domínio romano (do ano 66 ao 70), os revoltosos construíram na parte mais alta de Afeque uma grande fortaleza. Mais tarde, os cruzados usaram seus alicerces para uma fortificação ainda maior e mais sofisticada. Chamada de Castelo Cruzado, ainda hoje domina a paisagem local. É um dos únicos prédios que ficaram de pé (embora com danos) quando a natureza se manifestou violentamente: a cidade foi destruída no ano 363 por um grande terremoto. A maioria das ruínas presentes no lugar são de edificações do período do domínio otomano.

Por Marcelo Cypriano
marcelo.cypriano@arcauniversal.com

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.