Tradutor

CURIOSIDADES: Lugares da Bíblia - Acre

Importante cidade portuária mediterrânea em Israel, ela reúne elementos arquitetônicos e urbanísticos dos vários povos que a dominaram



Em Israel, a cidade galileia de Acre, em sua parte antiga, é um porto histórico fortificado, existente desde o período fenício. Conhecida no Antigo Testamento (em Juízes) como Aco e no Novo (em Atos) como Ptolemaida, o que se vê hoje é uma cidade com arquitetura e urbanismo de diversas épocas, características dos vários domínios aos quais foi submetida ao longo dos milênios.
Situada na costa do Mediterrâneo, ao norte da baía de Haifa, na Galileia, e bem perto do Monte Carmelo, Acre possui cerca de 46 mil habitantes e uma estrutura moderna que interferiu o mínimo possível na parte histórica da cidade, com grande atividade turística.
A Acre histórica vista hoje é típica do séculos 18 e 19, mas grande parte do que foi construído na época das cruzadas (1104 a 1291) permanece, em ótimo estado de conservação, tanto no quesito edificações quanto no planejamento urbano. Em 2001, foramdescobertas as ruínas de uma igreja cristã de mais de 1,5 mil anos, relativa ao período bizantino, quando uma empreiteira escavava um terreno para a construção de um shopping center.
Em 1110 ocorreu a invasão dos cruzados, reconquistada 77 anos depois por Saladino. Em 1191, foi novamente ocupada pelos ingleses, então sob o comando do famoso rei Ricardo Coração de Leão. Conforme ia sendo dominada, eram acrescentados elementos artístico-arquitetônicos das culturas que estavam no poder, conservando-se os anteriores. Ainda estão lá, intactos, trechos de grandes galerias subterrâneas da época dos cruzados, alguns abertos à visitação.
Após a Primeira Guerra Mundial entrou em vigor o mandato britânico. Durante alguns anos, uma antiga fortaleza em Acre foi usada para prender e executar membros de grupos judeus clandestinos. Em maio de 1947, já após a Segunda Guerra, a organização paramilitar sionista Irgun (sigla aproximada da fonética do hebraico para Organização Militar Nacional na Terra de Israel) empreendeu um resgate dos prisioneiros da fortificação. Poucos realmente conseguiram escapar, mas o efeito moral da empreitada foi bem forte. No episódio foi baseado o filme “Exodus” (1960), de Otto Preminger, com o astro norte-americano Paul Newman (à esquerda na foto abaixo, em cena do filme) no papel principal e a própria cidade como locação. Em 1948, Acre foi retomada por Israel dos árabes, que ainda a reivindicam como seu território.
Era o principal porto da região até Cesareia ser construída. Nela estiveram presentes nomes históricos como Herodes, o Grande, e Augusto César. O imperador romano Vespasiano aportou em Ptolemaida quando chegou para sufocar a primeira Revolta Judaica. Em 1799, o imperador francês Napoleão Bonaparte tentou conquistar a cidade portuária, mas falhou, após um grande cerco. O apóstolo Paulo fez uma parada na cidade em seu último retorno a Jerusalém (Atos 21:7).
Por Marcelo Cypriano
marcelo.cypriano@arcauniversal.com

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.