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Apocalipse: Os dois sentidos da Grande Tribulação


O Filho de Deus veio a este mundo para destruir as obras do mal




                   

E assim como naquele tempo o Senhor Deus já havia preparado um lugar no deserto para o Seu povo, onde o protegeu e o sustentou com água, maná e carne durante quarenta anos, também entendemos que acontecerá com aqueles que vierem a crer no Senhor Jesus durante a Grande Tribulação:

"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão,a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás,o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra,e, com ele, os seus anjos." Apocalipse 12.7-9

Tudo indica que esta guerra no Céu tem dois sentidos: o primeiro parece apontar para a queda original de Lúcifer, quando da sua rebelião contra Deus. Ele tentou ser igual a Deus quanto à autoridade no governo dos Céus.

E daí veio a sua queda, juntamente com a terça parte dos anjos que aderiram a esta rebelião, razão pela qual o apóstolo diz: "A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra..." (Apocalipse 12.4). Também o profeta Isaías fala a respeito desta rebelião:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14.12-14

Temos ainda o profeta Ezequiel, que falando a respeito do mesmo assunto, e da figura do rei de Tiro, assim escreveu:



"Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre aterra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás." Ezequiel 28.12-19

O segundo sentido parece indicar que a primeira grande derrota de Lúcifer e a sua expulsão do Céu não resolveram o problema totalmente. Ou melhor, apenas no Céu, porém não na Terra.

Daí a razão de o próprio Filho de Deus ter vindo a este mundo, para derrotar Satanás aqui mesmo na Terra, e definitivamente! E por ter João ouvido uma grande voz do Céu, proclamando:

"Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." Apocalipse 12.10

E a mesma voz celestial, apontando para os que aceitaram o Senhor Jesus como Único Senhor e Salvador, afirma: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida" (Apocalipse 12.11).

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