A atuação dEle nos discípulos vai muito além de consolar
Mas, examinando bem as palavras do Senhor Jesus com respeito ao trabalho do Espírito Santo como Seu substituto, verificamos que a atuação dEle nos discípulos vai muito além de consolar. Por exemplo:
1) O Espírito Santo veio para ficar com os seguidores do Senhor Jesus para sempre (João 14.16).
2) O Espírito Santo não pode vir sobre os filhos do mundo ou sobre os não seguidores do Senhor Jesus (João 14.17).
3) O Espírito Santo veio não apenas para habitar com os seguidores do Senhor Jesus, mas para estar dentro de cada um deles (João 14.23).
4) O Espírito Santo veio para ensinar todas as coisas aos seguidores do Senhor Jesus (João 14.26).
5) O Espírito Santo veio para lembrar aos seguidores do Senhor Jesus as Suas palavras (João 14.26).
6) O Espírito Santo veio para convencer os não-seguidores do Senhor Jesus do seu maior pecado, que é a rejeição a Jesus como único Senhor e único Salvador (João 16.8).
7) O Espírito Santo veio para convencer os não-seguidores do Senhor Jesus que Jesus Cristo é o Filho do Deus Vivo, e que foi oferecido em sacrifício para justificar a tantos quantos nEle creem de todo o coração, com todas as suas forças e de todo o seu entendimento (João 16.8).
8) O Espírito Santo veio para convencer os não seguidores do Senhor Jesus que o pai e sedutor deles, ou seja, satanás, já está condenado ao lago de fogo e enxofre, onde será atormentado juntamente com todos os seus seguidores, por toda a eternidade(João 16.8 e Apocalipse 20.10).
9) O Espírito Santo veio para orientar em toda a verdade a todos os que creem e obedecem às palavras do Senhor Jesus Cristo (João 16.13).
10) O Espírito Santo veio para dizer tudo o que tiver ouvido e anunciar as coisas que irão acontecer (João 16.13).
11) O Espírito Santo veio para glorificar o Seu Filho Jesus (João 16.14).
12) O Espírito Santo veio para anunciar aos discípulos aquilo que receber do Senhor Jesus Cristo (João 16.15).