A fé é a única arma que o ser humano tem para combater o mal
Os povos de todas as nações estão cansados de tantas religiões, de tantas doutrinas e de tantas obrigações. Na verdade, se eles continuam acreditando nelas, é porque ainda alimentam dentro de si um fio de esperança de que um dia as suas vidas irão mudar e, finalmente, poderão alcançar soluções para os seus diversos tipos de problemas. Mas enquanto isso não acontece, os seus sofrimentos vão se prolongando, e o pior de tudo, se acumulando.
Os vigaristas da religião vão tirando cada vez mais proveito da situação. Com filosofias diabolicamente engendradas, eles vão controlando as mentes e os corações, de tal forma, que as pessoas nem se dão conta de que estão servindo como verdadeiras marionetes em suas mãos.
Quando o Senhor Jesus Cristo iniciou o Seu ministério terreno, Ele viu esta situação e logo denunciou a hipocrisia desses profissionais da religião, que, diga-se de passagem, atravessaram séculos e milênios incólumes, e estão aí, cada vez mais famintos e desesperados por suas presas, especialmente nestes últimos tempos. O Senhor Jesus lhes dirigiu esse discurso:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas! Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?"Mateus 23.13-17, 23-33
Estas palavras do Senhor Jesus mostram quem são os principados, as potestades, os dominadores e as forças espirituais do mal. Como combatê-los? Só existe uma única arma: o poder sobrenatural da fé! Palavras de amor, conselhos, doutrinas e tudo o mais podem até amenizar o sofrimento dos aflitos, mas para trazer solução definitiva, somente o poder da fé viva no Deus Vivo! Apenas a fé viva tem poder para neutralizar toda e qualquer investida de satanás.
"Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder."1 Coríntios 4.20
Há um provérbio que diz:
"Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito."Provérbios 25.20
Isso significa dizer que não adianta ficar consolando o aflito com lindas palavras ou mesmo com hinos de louvor a Deus. Isso não resolve a situação! O que ele mais deseja é se ver livre da sua aflição! Levar o aflito a louvar a Deus é o mesmo que passar pomada sobre um furúnculo, ou seja, não vai resolver nada! A única solução é espremer o furúnculo e arrancar-lhe o carnegão. Aí sim, ele vai ser curado!
Ora, os povos estão cada vez mais doentes, quer seja do corpo físico, quer seja do corpo espiritual. Quando uma pessoa vai à igreja, vai à busca de solução e não de paliativos, porque isso ela pode encontrar em qualquer esquina. Mas a solução definitiva vem somente pela ministração do poder de Deus! E o poder de Deus, por sua vez, somente é ministrado através do exercício da fé sobrenatural.
(*) Trecho retirado do livro Os Mistérios da Fé do bispo Edir Macedo.
Da Redação/Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
redacao@arcauniversal.com