A fé sobrenatural é caracterizada por uma certeza absoluta de que Deus irá fazer aquilo que prometeu fazer na Sua Palavra
Podemos considerar a fé sob dois aspectos: natural e sobrenatural. A fé natural caracteriza-se pela confiança, que faz parte da natureza humana, evidenciada na segurança, no crédito e na esperança nas pessoas e nas coisas.
Não é preciso crer em Deus para ter a certeza, por exemplo, de que colhemos o que plantamos. Assim é a fé natural; ela é de todos, pertence a todos, crentes e incrédulos, porque faz parte da estrutura humana desde o ventre materno. Esse tipo de fé não é a da Bíblia, atribuída aos homens de Deus.
Quando a Bíblia fala de fé, se refere exclusivamente à sobrenatural, ou seja, a que provém de Deus. Ao contrário da fé natural, a fé sobrenatural não é de todos (2 Tessalonicenses 3.2). Essa qualidade de fé é uma certeza tão absoluta e tão forte que passa a ser um poder acima de todos os poderes deste mundo, capaz de realizar todas as coisas, inclusive o impossível. Daí a razão por que o Senhor Jesus disse que "tudo é possível ao que crê."
O poder da fé sobrenatural nasce no trono de Deus e de lá flui como um rio em busca de pessoas humildes de espírito, para lhes encher o coração; pessoas simples que creem na simplicidade do Evangelho, que não é outro senão "os rios de água viva" prometidos pelo Senhor Jesus para aqueles que nEle creem, de acordo com a Bíblia (João 7.38).
O fluir da fé sobrenatural é uma manifestação do Espírito de Deus em nós pela pregação da Sua Palavra. Estar cheio do Espírito significa estar cheio de certeza, cheio da fé sobrenatural e servindo como vaso, jorrando espírito e vida. Ajudando os que têm fome e sede de justiça, tornando-os livres para a glória de Deus. Por isso, a fé sobrenatural é um dom divino exclusivo para os verdadeiramente humildes, que acreditam sinceramente na Escritura Sagrada.
Nosso Senhor ensina que "a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12.34), o que significa dizer que quando o coração está cheio do Espírito, então a boca professa certeza, convicção, confiança, fé, determinação e tudo o mais que edifica aqueles que ouvem.
Foi assim que aconteceu com o próprio Senhor Jesus, quando levado ao deserto como homem, cheio do Espírito Santo, para enfrentar satanás como homem, e vencê-lo como homem de Deus (Mateus 4.1). O mesmo também ocorreu com os apóstolos que, uma vez cheios do Espírito Santo, sendo homens iletrados e incultos, anunciavam a Palavra de Deus com intrepidez, no poder do Espírito Santo (Atos 4.31).
A fé sobrenatural é caracterizada por uma certeza absoluta de que Deus irá fazer aquilo que prometeu fazer na Sua Palavra. É uma revelação divina que tem como única explicação o que o Espírito Santo ensina por intermédio do autor aos Hebreus, quando diz:
"Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Hebreus 11.1
A partir daí, o autor sagrado passa a mostrar fatos que comprovam a manifestação da fé sobrenatural, por intermédio de pessoas simples que creram verdadeiramente nas promessas divinas. Ele cita vários heróis do passado, que:
"Por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros." Hebreus 11.33,34
(*) Trecho do livro Os Mistérios da Fé do bispo Edir Macedo.