Especialista afirma que são os amigos que fazem as dificuldades da vida parecerem menores
As amizades nascem naturalmente, em qualquer lugar ou época. Mas é muito difícil ter um amigo leal e verdadeiro, pois muitas vezes os interesses pessoais são priorizados, em vez da amizade em si.
João Oliveira explica que o ser humano é, antes de tudo, um ser social, que depende de interação, conversa e afeto para se sentir integrado ao mundo. “O interessante é que mesmo a amizade com animais domésticos ajuda a manter o equilíbrio físico e emocional”, comenta.
Para toda a vida
“Amigo é o irmão que o coração escolhe. É aquele que ama em todos os momentos; e na adversidade, ama mais ainda”, diz Valéria. Ela conta que, por ver em Tejane características preciosas, como caráter e lealdade, o que era apenas coleguismo tornou-se uma amizade para toda a vida.
“Me identifico muito com pessoas simples e a Tejane sabe como valorizar as amizades que possui”, salienta.
E todo o carinho que Valéria sente por Tejane é recíproco. Ao falar da amiga, Tejane recorda de momentos em que a existência de uma pessoa que a compreende – mas também adverte, quando necessário – foi primordial para estreitar os laços da amizade.
“Muitas pessoas passam pelas nossas vidas, sendo que algumas deixam marcas. Ela é uma grande amiga que me acolheu carinhosamente quando nos conhecemos, em meados da década de 1990. A relação traz uma troca de valores e aprendizado muito importante”, diz Tejane.
Rede de proteção
Além da questão social, ter amigos beneficia o sistema imunológico, como explica o especialista. “Compartilhar a vida e seus problemas ou soluções com amigos funciona como uma rede de proteção e faz as dificuldades da vida parecerem menores”, esclarece João Oliveira.
Se você nunca demonstrou amor por um grande amigo, faça isso, e rapidamente, para que sua amizade não desfaleça e acabe morrendo.
Cristiane Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário