Tradutor

A qual palavra você tem dado ouvidos?








Veja 8 dicas para ficar atento ao que você tem aceitado em sua mente e dito aos outros
Elas podem emocionar ou magoar, incentivar ou humilhar, acariciar ou bater, aproximar ou afastar, levantar ou derrubar. As palavras têm poder – tanto as ditas em voz alta como as sussurradas ao pé do ouvido. Um belo discurso faz brotar lágrimas de uma pessoa considerada insensível, enquanto palavras negativas conseguem desestimular até aqueles que vivem com um sorriso no rosto.

Toda palavra possui uma força interior, uma espécie de espírito que se espalha cada vez que aquele conjunto de letras sai da boca de alguém. Os pensamentos, a fé e as atitudes de uma pessoa se materializam por meio de palavras.

Quem deseja prosperar, por exemplo, deve primeiro buscar esse objetivo por meio da fala. Proferir frases de vitória é fundamental para conseguir visualizar um futuro com mais satisfação e felicidade. Já a boca que só confessa fracassos corre o risco de construir sozinha a derrota, letra por letra.

Separar o joio do trigo

Saber blindar a mente dos estragos das palavras negativas é um dos grandes desafios em um mundo cheio de palavras disparadas sem reflexão. A americana Lizzie Velasquez, de 25 anos, soube fazer isso com elegância e serenidade.

Lizzie tem uma rara doença que a impede de ganhar peso e gordura corporal. Ela também é cega de um olho e sua aparência é frágil. Quando nasceu, médicos disseram que ela nunca faria nada sozinha. Apesar do terrível diagnóstico, os pais dela decidiram criá-la sem estigmas e com muito incentivo. Naquela casa, não havia nenhuma coisa impossível.

Lizzie só soube que era diferente de outras crianças aos 5 anos de idade, quando percebeu que colegas do jardim de infância não queriam se aproximar dela. Ao retornar da escola, ela perguntou aos pais o motivo daquela reação. A resposta foi: “Você tem essa síndrome, mas isso não vai definir quem você é. Vá para a escola, levante sua cabeça, sorria, continue a ser você mesma e as pessoas verão que você é exatamente como elas”, revelou Lizzie durante uma palestra vista por mais de 4 milhões de pessoas via internet.

Na adolescência, a moça também sofreu quando colegas de escola fizeram um vídeo maldoso e a classificaram como “a mulher mais feia do mundo”, mas ela conseguiu se proteger dos efeitos nocivos das palavras. Com o apoio dos pais e de amigos, Lizzie seguiu em frente, fez faculdade, lançou dois livros e hoje se dedica a motivar outras pessoas por meio de palestras.

Palavras que libertam

Ex-usuário de cocaína, Márcio Ribeiro da Silva, de 30 anos, garante que conseguiu sair do vício com o poder das palavras que ouviu quando estava no fundo do poço. Aos 18 anos, ele começou a usar álcool e a experimentar drogas em busca de aventura e do preenchimento do vazio que sentia. O problema foi se agravando e, quando Márcio completou 22 anos, o vício em cocaína havia tomado tamanha proporção que ele não via alternativa.

Os pais do jovem, no entanto, não haviam desistido dele. Todos os dias, eles faziam questão de destacar ao filho quanto ele era especial. “Eles falavam que eu podia mudar e sempre me confortavam. Um dia me levaram para uma reunião da Universal e lá percebi que eu não estava sozinho”, relembra.

A decisão de abandonar as drogas surgiu em poucas semanas. “O que me motivava era ouvir palavras que me garantiam que eu encontraria a felicidade se estivesse disposto a mudar”, diz. Márcio usou as frases de motivação que ouvia para se reerguer. Hoje, após oito anos longe das drogas, ele retribui a ajuda que recebeu da melhor maneira: de sua boca só saem palavras positivas.

Blinde sua mente das palavras negativas
Antes de acreditar em tudo que ouve, tente perceber a motivação de quem fala. Se a intenção for magoar, não dê ouvidos.
Desconfie das palavras negativas e retire de sua mente conteúdos pejorativos ou preconceituosos.
Evite dizer palavras que possam colocar alguém para baixo ou machucar.
Guarde as palavras positivas e tente pensar nelas quando enfrentar uma dificuldade.
Sempre que possível, fale uma palavra de incentivo a alguém.
Cultive o hábito de falar coisas positivas. Se estiver fazendo sol, você pode destacar a beleza do dia, em vez de reclamar do calor.
Risque do vocabulário palavras e frases negativas como “não vou conseguir”, “não sei”, “não posso” e “impossível”.
Se você deseja uma vida com mais satisfação e felicidade, comece a expressar confiança, alegria e otimismo através da fala

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.