Tradutor

Entenda como surgiram os 10 mandamentos bíblicos : Moisés sabia que não cabe ao homem julgar



Ver Moisés naquele estado não agradou a Jetro. Ainda que conhecesse em seu genro um homem valente, determinado e cheio de missões a cumprir, não conseguia ver como seria possível guiar um povo inteiro naquele estado.

Moisés levantou-se de sua cadeira ao fim do dia e poucas forças lhe restavam. Era preciso se reestabelecer para que, pela manhã, logo que o sol nascesse, estivesse pronto para retomar sua rotina.

Jetro sabia que Moisés era um homem abençoado, tanto que lhe entregou sua filha Zípora como esposa. Entretanto, sacerdote de longa data em Midiã, tinha plena convicção de que nenhum homem carrega em si a força de Deus.

“Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?” Perguntou Jetro a Moisés, no dia seguinte à sua chegada ao deserto onde o povo de Israel estava acampado.

“É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus”, respondeu-lhe Moisés. “Quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.”

“Não é bom o que fazes. Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.”

Apesar de se esforçar bastante, Moisés realmente não poderia levar seu povo adiante daquela maneira. Ele já tinha idade avançada e vinha de uma terrível batalha contra os egípcios, era preciso pedir ajuda.

“Ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer”, aconselhou Jetro.

Também lhe disse para escolher homens sérios, que julgassem os casos pequenos, e apenas os mais graves chegariam a Moisés. Assim fez o líder do povo de Israel, entretanto, seguia preocupado com o destino de seu povo.

Moisés sabia que o único indicado para julgar alguém era Deus e, por isso, O procurou quando o povo acampava no deserto, em frente ao Monte Sinai.

“Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a Mim”, disse-lhe o Senhor. “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é Minha; vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel...”

E, tendo dito isso, ditou-lhe os Mandamentos.

Nenhum comentário:

Obrigado por sua visita

Agradeço por visitar o meu espaço virtual para encontrar informações, entretenimento ou inspiração. Seja qual for o motivo que os trouxe até aqui, saibam que a sua presença é valiosa e fundamental para o crescimento deste meu projeto.