Quando a ex comenta o seu perfil na rede social
Estudo comprova que o Facebook pode atrapalhar a relação dos casais. Veja como evitar que isso aconteça com você
Não é preciso sair de casa para encontrar um amigo de infância ou um antigo colega. Com alguns cliques é possível mandar mensagens, estabelecer um diálogo, compartilhar lembranças e até mesmo marcar um encontro presencial. Ainda que você não queira conversar, é possível acompanhar fotos e informações pessoais. Tanta disponibilidade de dados e exposição pode ser motivo de desconfiança entre casais.
Um estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Guelph, no Canadá, mostrou que o Facebook pode promover situações graves de ciúmes por causa do grande número de informações pessoais compartilhadas. São fotos de amigos, comentários de colegas, check-ins e detalhes dispostos a todo o momento na vitrine virtual. O namorado ou marido que encontrar uma mensagem de pessoa desconhecida no mural da companheira poderá ficar desconfiado. Uma esposa também não ficará feliz ao ler um comentário de uma ex-namorada no perfil do marido. Os sites de relacionamentos se tornaram uma fonte de possíveis conflitos. Em contrapartida, é difícil ficar desconectado dessas ferramentas de comunicação nos dias de hoje, pois informações, notícias e novidades são comumente compartilhadas por esses meios.
O ciúme é inversamente proporcional à confiança. Ou seja, quanto menos confiança você tem em seu parceiro, mais ciúmes terá. Uma das questões apontadas pelo estudo canadense é o fato de que o acesso a uma quantidade maior de informações aumenta quando você passa mais tempo na rede social. Mais tempo na internet é sinônimo de mais informação consumida. Que tal, então, diminuir o tempo gasto nas redes sociais para aproveitar momentos presenciais e mais proveitosos com o seu companheiro ou companheira?
Mantenha sempre a discrição. Não exponha demais a sua vida ou os seus momentos mais pessoais e íntimos. Mas, se os conflitos por conta das redes sociais ocorrerem com frequência, mesmo depois das tentativas de diálogo e da precaução com a exposição, fique atento ou atenta. Pode ser um sinal de que a relação não está bem e precisa de cuidados.
Por Sara Oliveira / Fotos: Fotolia
Nenhum comentário:
Postar um comentário