É justamente aqui que se revela que uma intensa atividade pode também esconder um grande pecado! Ainda que muitos servos pensem que as suas boas obras possam justificar pecados escondidos, aqui o Senhor considera essa situação e a... repudia.
O pecado nunca pode ser justificado, perdoado ou mesmo encoberto por boas obras, por mais lindas e importantes que sejam! Mas, infelizmente, isto é o que muitos têm tentado fazer dentro da Igreja do nosso Senhor.
Tais pessoas têm se dedicado intensamente à Obra de Deus, tentando levar a salvação aos outros, esquecendo-se de cuidarem de si mesmas. E, por apresentarem tanta dedicação, pensam que o fato de fazerem algo para Deus as torna superiores às demais, e, consequentemente, merecem alguma coisa a mais.
E é por aí que o orgulho entra no coração de muitos que se dizem servos, fazendo-os acreditarem no seu próprio valor e que são senhores de si mesmos. Ora, é muitíssimo improvável que aqueles que tinham obras como amor, fé e perseverança pudessem se deixar levar por pecados tão grotescos e abomináveis como esses.