Com o tempo, os funcionários começaram a perceber a falta de caráter do chefe e ficaram desmotivados, o rendimento mensal caiu, o trabalho em equipe se desintegrou, os clientes desapareceram e a empresa foi à falência.
Parece até história de filme, mas não é. Você certamente deve conhecer ou já conheceu alguém como Carlos. As circunstâncias mudam, mas a inconveniência é sempre a mesma. Carlos representa aquela fruta podre dentro de uma caixa que contamina todas as outras. Traçando um paralelo com a empresa, ela investe tempo, dinheiro e esforço para ter um bom desempenho, mas coloca muito a perder mantendo maus profissionais em seus quadros.
Não adianta saber apenas a técnica
É comum presenciar uma cena como essa no dia a dia. Com certeza, você convive ou conviveu com aquela pessoa que se diz vítima das situações no ambiente profissional, seja porque ela pensa que o gestor não reconhece seu valor, seja porque alguém interferiu no resultado final de seu trabalho. Temos também o famoso “puxa-saco”, aquele que cria mil e uma situações para agradar às pessoas que estão hierarquicamente acima dele; o desleal, que quer crescer à custa de passar os outros para trás e roubar ideias; ou então aquele que finge ser bonzinho, mas sempre fala mal de alguém para você. Isso, sem contar o mentiroso, que todos os dias tem uma desculpa para justificar o atraso.
Se você, além de identificar isso nos seus colegas, também reconhece alguma dessas características em si mesmo, fique ligado, pois elas podem destruir a sua carreira.
Uma pesquisa realizada pela empresa Catho com mais de 50 mil profissionais revelou que o mau comportamento dos funcionários é um dos principais motivos de demissão nas empresas, causada principalmente por falhas no relacionamento com o chefe e com os colegas.
“É muito comum nos depararmos com profissionais tecnicamente bem preparados, mas emocionalmente e socialmente ainda muito imaturos. Isso limita o seu desenvolvimento e intervém no nível de contribuição que ele pode dar à organização. Mais cedo ou mais tarde, ele será desligado da equipe”, explica Juliana Nóbrega, consultora de carreiras e negócios da Nóbrega Gestão de Carreiras e Negócios.
Como lidar com um profissional antiético?
Mas, com o tempo, ele aprendeu a superar o obstáculo e reconheceu que quem se daria mal na história seriam aqueles que queriam prejudicá-lo. “Na época, perdi financeiramente porque acabei trocando o emprego por outro no qual o salário era menor, mas, em contrapartida, de lá para cá só cresci profissionalmente. Dei dois passos para trás para dar dez para a frente. Além disso, os mesmos que me prejudicaram com fofocas e mentiras continuam no mesmo nível profissional e com uma carga de trabalho duas vezes maior”, conclui Luiz, que hoje é dono de uma agência de eventos.
No primeiro momento, quando se deparou com profissionais de má conduta, Luiz pediu demissão, mas essa não é a melhor saída. Segundo a consultora de carreira e negócios, é preciso aprender a lidar com os profissionais que agem assim. “Ao se deparar com um colega ou situação inconveniente, a melhor coisa a fazer é manter o foco no trabalho. Claro que nem sempre é fácil manter a serenidade, mas é importante fazer esse exercício. Com o tempo, vai se tornando cada vez mais fácil não se abater e não se envolver nesses contextos”, ressalta a especialista.
Seu comportamento no trabalho diz tudo sobre você
O mercado de trabalho é competitivo, realmente não está fácil, mas quem disse que seria? A conquista vem da luta diária e é essencial para qualquer ser humano ser ético e mostrar a verdadeira força do bom caráter e da dedicação individual. Isso deveria ser regra e não exceção. Você tem, no momento que está vivendo, a oportunidade para construir uma carreira brilhante e de sucesso por meio do suor e do esforço. O seu futuro depende de quem você é hoje. Invista nele e fique de olho: o modo como você se comporta no ambiente profissional diz tudo sobre o seu caráter.
Atitudes que todo funcionário inconveniente tem
Fala demais ou passa o dia fazendo brincadeiras.
Aponta sempre o que o colega deixou de fazer. Preocupa-se mais com o trabalho do outro do que com o próprio.
Puxa conversa com pessoas ocupadas.
Publica mensagens negativas nas redes sociais sobre a empresa.
Fala alto demais: nada mais irritante do que alguém gritando perto de você.
Ouve música alta mesmo usando fones de ouvido.
Interrompe as pessoas durante uma reunião.
Dá opinião em todos os assuntos: quando um grupo está conversando escuta involuntariamente e se intromete.
É o dono da razão e monopoliza uma conversa, somente sua opinião é certa.
Evite maus hábitos e construa uma carreira de sucesso
Problematização: enfatizar demais os problemas.
Inconveniência: confundir relações pessoais e de trabalho.
Negativismo: valorizar mais aspectos negativos que os positivos, tanto nas pessoas quanto nas situações.
Positivismo excessivo: não considerar atitudes muito negativas ou fatores que oferecem risco.
Desorganização: não conseguir manter as coisas em ordem (computador, mesa, documentos, etc.).
Resistência a mudanças: dificuldade de adaptação e de aceitação dos novos cenários.
Acomodação: falta de desejo de desenvolvimento contínuo.
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